domingo, 28 de agosto de 2011

Cenário Político: sucessão em 2012 em Taubaté

O jogo político para as eleições municipais de 2012 está se aquecendo. As peças estão sendo colocadas, uma a uma, no tabuleiro partidário. Na microrregão do Vale do Paraíba, mais precisamente em Taubaté já se vislumbram algumas candidaturas, dadas como favas contadas.
O cenário deve-se repetir a mesma configuração de 2008. Padre Afonso (PV), segundo mais votado e reeleito deputado estadual, está com tudo e não está prosa. O problema dele é com o ninho tucano, de preferência pró Ortiz velho, que deve indicar novamente o filho Ortiz Júnior - fracassado em todas as eleições que disputou, agora está alojado em alguma boquinha do governo e pronto para tentar o bote decisivo e recuperar o Palácio do Bom Conselho para o clã dos Ortiz.
Mesmo na base aliada do governo tucano, Padre Afonso não consegue demover a intenção do governador Alckmin em apoiar um dos Ortiz. Ainda assim o Padre segue firme em sua empreitada.
O PMDB, partido do atual prefeito Peixoto, está no inferno astral, embora tenha bons quadros e ainda com a opção de renovar o discurso dando a volta por cima e apresentando o nome do vereador Alexandre Vilela. O partido conta com as bençãos do ex-deputado Ary Kara, que conhece muito dos meandros da política. Não conta hoje com o prestígio do eleitorado mas pode fazer a diferença no frigir dos ovos.
No campo do PT, a disputa está acirrada. A atual vice-prefeita, a sindicalista Vera Saba, presidente do Sindicato dos Bancários, está empolgada com a possibilidade de ser indicada para a sucessão de Peixoto. Ela deixou claro desde o primeiro momento não compor com a atual administração. Não porque tivesse tomado esta atitude por deliberação dela ou do próprio partido, mas porque o PT foi defenestrado pelo grupo do prefeito. Aqueles acordos em que um entra o pé e o outro com a bunda. Assim foi a aliança vitoriosa do PT com o PMDB em 2008.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Isaac do Carmo, também postula o cargo de candidato a prefeito, disputando a vaga com outros interessados pela mesma indicação. O PT em Taubaté precisa dar um passo certeiro para encarar esta disputa. Primeiro porque esta eleição será disputada em dois turnos e portanto, duas eleições distintas. Segundo porque o partido precisa responder à altura ao seu eleitorado.
O partido sem credibilidade, não conseguiu sequer um acento junto à Câmara de Vereadores. Já é hora de pensar num projeto sólido para construir a imagem do partido junto à população.
A cidade hoje é um campo propicio para o crescimento da legenda. Com a economia punjante e nitidamente industrial, a classe operária está acéfala e à mercê dos oportunistas de plantão que querem se apropriar deste patrimônio eleitoral capetaneado pelo PT.
Assim o PT deve vir com tudo para as eleições de 2012 e quebrar a hegemonia tucano-conservadora- direitista na região e no Estado. É pagar pra ver.

Nenhum comentário: